Em 1998 completava 10 anos. Na hora de cortar o bolo debaixo pra cima – nunca esqueça, essa é mandinga – eu apertava os olhos e via o Santos ser campeão. Era o meu desejo: ver o Santos campeão. Naquele ano ganhamos a antiga Copa Conmebol, mas não era esse título que eu queria. Quatro anos depois os meus pedidos se concretizaram.

santosposter2002

Em 2008, cheguei aos 20. Já não tinha pensamentos mágicos de antes, mas desejava ser missionário. Aquele foi meu primeiro aniversário longe da minha família. Estava em Belo Horizonte. Sonhei com as selvas e as savanas. Queria partir…
O mais longe que fui foi no Pará.

imgp0564

Agora, celebro pela trigésima vez o dia 30 de agosto. Nessa noite, vou fechar os olhos e ao puxar a faca debaixo pra cima – essa mandinga é forte –  desejar o fim das prisões. É! O fim das prisões! 30 anos e eu já percebi. Cadeia só produz mais violência. Qualquer cadeia.

Hoje cedo ouvia “Fim de semana no parque” e o final representa bem esse desejo e meu sentimento. Tô cansado!

img_1422
Essa é a imagem que quero ver cortando o bolo e como vi o santos campeão e como me vi na missão

“Tô cansado dessa porra
de toda essa bobagem
Alcoolismo,vingança treta malandragem
Mãe angustiada filho problemático
Famílias destruídas
fins de semana trágicos
O sistema quer isso
a molecada tem que aprender”

Falae!

etiquetas

2010 advento amizade aniversário Assis Brasil Cabo Verde campanha da fraternidade cinema cotidiano disperdicio encarceramento encontro esperança espiritanos fome gasto gilvander ibirapuera igreja imigrantes intolerância liturgia lua marcelo masp Missão mundo namastê natal pastoral carcerária paz poesia prisão Recifavela rua shalom tempo tempo litúrgico teologia vida Vila Prudente Vito viver ônibus

comentários

  1. SEU MENINO, Revd. Pe. Lucas, de coração posso dizer: graças Senhor vos dou, por Graças poder dar; graças pela presença…

  2. As vezes é necessário a douta ignorância. Ela não prejudica, mas nos faz melhores. Saber que nada sei se torna…

Tendência